O

O dele - Di-ses (St.)
O dele, a dela - De-seus (S.V.)
O homem que vi - Kel Ome ke n oiá (S.V.)
O homem que vi - Kel ómi ki n odja (St.)
O meu - De-meu (S.V.)
O meu / A minha - Kel di-me (St.)
O meu / A minha - Kel di-meu (St.)
O milho está a nascer - Midju sa ta gudja manenti (St.)
O nosso, a nossa - De-nósa (S.V.)
O que queres? - Kusé ki bu kre?
O quê? - Kuzé?
O seu - De-seu (S.V.)
O seu, a sua - Kel di-nho, kel di nha (St.)
O teu - Bo (S.V.)
O teu - Bu (St.)
O teu - De bósa (S.V.)
O teu - De-bósa (S.V.)
O teu - Di bo (St.)
O teu, a tua - Kel di-bo (St.)
O vosso - De bosê (S.V.)
O vosso - De-bezote (S.V.)
O vosso - Di nho (St.)
O vosso amigo - B’zôt’ amig’ (S.V.)
O vosso amigo - B’zôt’ emig’ (S.A.)
O vosso amigo - Nhôs amigu (St.)
O vosso, a vossa, seus, suas, os seus, as suas - Kel di-nhos (St.)
O, a. lhe - L
Obrigada - Obrigadu
Oitavo - Oitave (S.V.)
Oitavo - Oitavu (St.)
Oitenta - Oiténta 80 (St.)
Oitenta - Oiténta 80 (S.V.)
Oito - Oite 8 (S.V.)
Oito - Oitu 8 (St.)
Oitocentos - Oitesentes 800 (S.V.)
Oitocentos - Oituséntus 800 (St.)
Olha - Djobe li
Olha cá! - Djobê li! (Fg.)
Olha cá! - Djôbi li! (St.)
Olha cá! - Oá li! (S.A.)
Olha cá! - Odjâ li! (S.N.)
Olha cá! - Oiá li! (S.V.)
Olhar - Odja (St.)
Olhar - Oiá (Sv)
Onde - Dondê (S.V.)
Onde - Napundi (St.)
Onde - Naundi (St.)
Onde - Ondê (S.V.)
Onde - Ondê (S.V.)
Onde - Undi (St.)
Onde - Undi (St.)
Onde estás? - Ondê bo tâ? (S.V.)
Onde estás? - Undi bu sta? (St.)
Onze - Onze 11 (S.V.)
Onze - Ónzi 11 (St.)
Os dele - Kes di-sel (St.)
Os deles - Kes di-ses (St.)
Os deles, as delas - Kes de-seus (S.V.)
Os meus , as minhas - Kes di-me (St.)
Os meus , as minhas - Kes di-meu (St.)
Os meus filhos - Nhas fidje (S.V.)
Os meus filhos - Nhas fidju (St.)
Os meus, as minhas - Kes de-minha (S.V.)
Os nossos - Kes de-nos (S.V.)
Os Nossos, as nossas - Kes di-nos (St.)
Os seus - Ses
Os seus, as suas - Kes de-seu (S.V.)
Os seus, as suas - Kes di-nho, kes di nha (St.)
Os teus - Bos (S.V.)
Os teus - Bus (ST.)
Os teus, as tuas - Kes de-bósa (S.V.)
Os teus, as tuas - Kes-di-bo (St.)
Os vossos - Kes de-bezote (S.V.)
Os vossos, as nossas, os seus, as suas - Kes di-nhos (St.)
Os, as, lhes - S
Osso - Oss
Outra vez - Out bes, Novamenti
Outro/a - Ote (S.V.)
Outro/a - Otu (St.)
Ouve - Obi
Ouvir - Ôbi (St.)
Ouvir - Ubí (Fg.)
Ouvir - Uví (S.V.)

Nenhum comentário: